quinta-feira, 11 de abril de 2019

THOMAS COOK E A INDUSTRIA DO TURISMO


O GÊNIO DO TURISMO MODERNO

THOMAS COOK - guardian.com.uk
O primeiro evento turístico realizou-se na Inglaterra em meados do Século XIX, por iniciativa do Pastor Thomas Cook. O jovem missionário, nascido de uma família pobre em 1808, achava-se desanimado com o pouco entusiasmo de seu rebanho do vilarejo de Loughborough, mais interessado em freqüentar o pub que a igreja. A visão de um trem cruzando pela primeira vez o pequeno povoado deu-lhe a idéia, de promover uma viagem a preços reduzidos até a cidade vizinha de Leicester, aproveitando o evento como pano de fundo para um apoteótico sermão contra o álcool.

O enorme sucesso do empreendimento levou Cook a abrir uma agência de viagens, a primeira do mundo, passando a promover excursões semelhantes, cobrindo toda a Inglaterra. Além de acompanhar pessoalmente os grupos, tornando-se o primeiro guia de turismo do mundo, teve a inspiração de elaborar o primeiro guia turístico impresso, com detalhes geográficos, históricos e étnicos dos pontos visitados. Mais tarde, sua esposa Marianne, passou a acompanhá-lo. Os excursionistas adoravam o casal, por sua eficiência, simpatia e gentileza.     
  
Ilustração da primeira viagem organizada da história 
Em 1855, aproveitando a abertura da Exposição Internacional de Paris, promoveu a primeira excursão turística internacional. Seguida de outras cada vez mais bem sucedidas. Em seguida, organizou uma viagem à Suíça, que podemos considerar o primeiro roteiro de turismo-aventura, quando 64 excursionistas, vestidos em suas roupas citadinas, escalaram os Alpes Suíços e atravessaram o perigoso Mar de Gelo na fronteira com a França.

Surpreendentemente, até 1866, a Agência Cook já havia conduzido por todo o continente, turistas de quase todos os países europeus, num total superior a um milhão de pessoas.

Aos 64 anos de idade, conservando um espírito ousado, concretizou seu sonho mais ambicioso: a volta ao mundo, que viria inspirar Júlio Verne a escrever seu célebre livro A Volta ao Mundo em Oitenta Dias.  Também foi o primeiro a levar peregrinos à Terra Santa, dando início ao que hoje chamamos de Turismo Religioso, que é um segmento de mercado do turismo.  


O Pastor Thomas Cook, devoto da temperança, ao falecer em 1892, com 84 anos, havia conseguido, através do seu gênio empreendedor, transformar o turismo em uma das mais ricas indústrias de todos os tempos.  Hoje, a empresa que o "pai do turismo moderno" fundou na primeira metade do século XIX é considerada a maior do mundo no setor turístico. Em 1924 tornou-se uma companhia privada limitada e, em 1948, por meio da British Transport Commission, foi adquirida pelo Estado britânico.     

Colaboração: Guia José Carlos Melo.
....................................................................................................................................................................................................................
JESUS CRISTO é a nossa única Esperança!